sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Chocolate na Páscoa


A Páscoa é a época em que as delícias invadem as prateleiras dos supermercados e da nossa casa. O chocolate torna-se desejado e apreciado por muitas pessoas, porém a dúvida em degustar a iguaria calórica persegue: será que eu não vou comprometer a minha boa forma?

Uma barra de chocolate possui, aproximadamente, 10 mg de cafeína que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. Além disso, seus componentes possuem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias responsáveis na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos, ajudando a tratar casos de depressão, tensão-pré-menstrual (TPM) e ansiedade.A nutricionista Roseli defende que a delícia de Páscoa pode ajudar na saúde, quando consumido com moderação. "O chocolate vira uma ameaça à saúde quando consumido com exagero. A guloseima é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas) e uma pequena porção de proteínas. Portanto, tudo vai depender da quantidade consumida, do tipo de chocolate e do horário que foi ingerido".



Coma devagar e com calma, isto fará com que a digestão seja mais lenta, e você ficará satisfeito com menos quantidade.· Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente. Dicas para o consumo dos ovos de Páscoa:Já existe no mercado ovos de Páscoa especiais como os diet/light, sem lactose, sem glúten, de soja. São opções para as pessoas que necessitam seguir dietas especiais como: intolerantes ou alérgicos ao leite e derivados, celíacos e diabéticos. Contudo, é bom lembrar que estes chocolates devem ser utilizados com orientação, pois, no caso do chocolate diet a quantidade de gordura presente é, geralmente, maior, não sendo indicado para indivíduos com colesterol alto ou sobrepeso.· Observe as informações nutricionais das embalagens dos chocolates antes de comprá-los. Veja a quantidade de calorias que eles possuem e principalmente a de gordura.Quando for consumir, experimente um pedacinho e divida com seus familiares e amigos, assim, o chocolate acaba logo ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de mais difícil acesso, de forma que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana, sem exceder a quantidade. Em relação à Colomba Pascal, pode ser consumida uma fatia fina, de manhã, no lugar do pão ou torrada. O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. A recomendação de consumo é de em média uma barra de chocolate de 30 gramas (160 calorias) por dia, porém isso não é uma regra e depende das condições nutricionais individuais. Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias. O chocolate deve ser consumido de forma adequada, pode ser indicado também antes da pratica de atividade física, pois fornece energia. Pode ser consumido 1 hora antes com dosagem controlada e escolhendo o tipo de chocolate menos calórico e mais saudável. Caso você não consiga seguir todas as recomendações, reinicie o mais rápido possível uma alimentação equilibrada e intensifique a prática de exercícios físicos para diminuir as gorduras armazenadas pelos exageros cometidos na Páscoa.

Créditos:Nutricionista Roseli Rossi

Um comentário:

Edificarte disse...

interessante seu blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços